Sindicato dos Comerciários discute Conjuntura Política e Sindical em Seminário de Planejamento

Na quinta-feira (14), a diretoria do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e Região (SEC Fortaleza) realizou a abertura do Seminário de Planejamento para o ano de 2024.

O evento teve uma mesa de abertura, composta pelo presidente do SEC Fortaleza, Sebastião Costa, a secretária de mulheres, Helenice Pereira, o presidente da CUT Ceará, Will Pereira, o presidente da Fetrace, Francimar Silva e o diretor da Contracs, Romildo Miranda.

Sebastião Costa abriu os trabalhos do seminário, falando da importância do planejamento para o fortalecimento do sindicalismo. Em seguida, Helenice Pereira falou da luta das mulheres por melhores condições de trabalho e como os homens têm que se somar a esta luta.

Francimar Silva ressaltou a importância da luta da classe trabalhadora contra o fascismo. Romildo Miranda falou sobre a importância da formação para os sindicalistas, além de fazer um histórico do papel da Contracs.

Will Pereira fez um depoimento emocionante sobre o combate à violência contra as mulheres. Afirmando que é papel das direções dos sindicatos o combate ao machismo.

Conjuntura política

Para análise de conjuntura, foi convidada a secretária executiva para políticas para mulheres do Governo do Estado do Ceará, Liliane Araújo, a Professora Nericilda Rocha e o advogado Clóvis Renato.

Liliane Araújo falou sobre os desafios de efetivar as políticas para mulheres, o combate à violência de gênero e sobre a participação política das mulheres.

Nericilda Rocha fez uma análise de conjuntura iniciando pelo campo internacional, observando o avanço da extrema-direita. No campo nacional, Nericilda fez um histórico do início do golpe, a situação do governo Lula e o papel do movimento sindical neste contexto.

DIREITO – Folga dominical das mulheres

O advogado Clóvis Renato falou sobre a decisão do STF sobre o direito das mulheres de terem folgas alternadas aos domingos. O jurista falou sobre as decisões do judiciário que estende o direito que inicialmente era para as comerciárias, para todas as mulheres trabalhadoras.

Conjuntura Sindical

Na parte da tarde foi discutida, a conjuntura política sindical com o Professor Dr. Enéas Arrais do Instituto Federal de Sobral. A mesa teve a coordenação da secretária de finanças, Silmara Sabrina.

Nesta sexta-feira, serão apresentadas as propostas de ações de cada secretária da entidade e a campanha de sindicalização.