Sindicato dos Comerciários participa do 15º Congresso Estadual da CUT

O Congresso definiu plano de lutas, elegeu a nova diretoria e comemoraram os 40 anos da CUT

No último final de semana, o 15º Congresso Estadual da CUT Ceará (CECUT) reuniu delegados e delegadas do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e Região para debater o tema “40 anos, Lutas, Direitos e Democracia que Transformam Vidas!” O evento foi marcado pela aprovação das resoluções apresentadas, incluindo o texto base do 14º Congresso Nacional da CUT.

O Congresso também abordou temas relevantes como a conjuntura política e econômica, destacando a importância de uma “agenda de reconstrução” com políticas sociais efetivas, incluindo a retomada de programas como Bolsa Família, Desenrola, Auxílio Safra, Ceará Sem Fome e Minha Casa Minha Vida. Além disso, foram realizadas palestras e debates sobre questões cruciais, como “Igualdade de Gênero, Combate ao Racismo e LGBTQIA+”.

O evento contou com a participação ativa dos delegados e delegadas, que fortaleceram o compromisso da CUT em continuar lutando pelos direitos e pela democracia, buscando transformar vidas por meio de ações efetivas em prol da classe trabalhadora.

Posse da nova diretoria

Durante o Congresso, destacaram-se a eleição da nova diretoria da CUT Ceará e a comemoração dos 40 anos de existência da CUT Nacional. A nova diretoria foi eleita em chapa única, com representação dos principais ramos e respeito à paridade entre homens e mulheres.

O metalúrgico Wil Pereira foi reeleito por unanimidade para a presidência da entidade. Além disso, o Sindicato dos Comerciários conquistou duas importantes posições na diretoria: Tarcísio Sales assumiu o cargo de secretário de assuntos jurídicos e Helenice Pereira tornou-se membro da diretoria da CUT Ceará. Helenice ressaltou a honra de fazer parte de uma das maiores centrais trabalhistas do mundo e enfatizou seu compromisso em defender os interesses da classe trabalhadora, especialmente buscando políticas públicas que beneficiem as mulheres.

40 anos CUT

A CUT é maior central sindical da América Latina e a quinta maior do mundo, completa 40 anos de existência no próximo dia 28 de agosto, mas no Ceará, as comemorações já iniciaram.

Com show de Silvero Pereira, a CUT celebra 40 anos de sua fundação com ato político e cultural que reuniu ex-presidente, lideranças sindicais históricas e delegados e delegadas do 15º CECUT na quadra do Sindicato dos Bancários, em Fortaleza (CE).

Fundada em 1983, em plena ditadura militar, a CUT lutou pela redemocratização do Brasil e pela emancipação e representação da classe trabalhadora brasileira por mais direitos e melhores condições de vida.