STF decide que demissão sem causa não precisa de justificativa

510

O Supremo Tribunal Federal (STF) votou pela decisão de que empregadores não precisam de justificativa formal para demitir funcionários

Leitura rápida:
-Julgamento foi iniciado há 25 anos
-Foram sete pedidos de vista
-O argumento das entidades trabalhistas só foi acolhido parcialmente pelo Supremo
-O placar, de 5 a 6, teve voto decisivo do ministro Kassio Nunes Marques

O plenário do STF validou o decreto presidencial que retirou o Brasil da Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que proíbe demissões sem causa justificada. A norma estava suspensa no Brasil desde 1996, em função de denúncia apresentada à OIT pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), por meio do decreto.

Pouco depois da publicação do decreto, no início de 1997, a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) e a CUT (Central Única dos Trabalhadores) acionaram o Supremo, alegando que, antes de produzir efeitos, a saída do país da convenção teria, necessariamente, de passar pelo Poder Legislativo.

Vale lembrar que a Convenção 158 da OIT, a qual o Brasil estava inserido, determinava que a dispensa de funcionário só poderia ocorrer se houvesse um motivo, sendo assim uma proteção contra demissões arbitrárias que não tenha motivações financeiras, administrativas ou econômicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here