Tá na Pauta: Prazo limite para declaração do IR 2024

42

Os contribuintes terão até o 31 de maio para enviar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2024 (ano-base 2023) à Receita Federal, é o prazo máximo. Quem enviar a declaração fora do prazo determinado deverá pagar multa de 1% sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74, ou de 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

Sobre valores no PIX
Quando se trata de receber pagamentos via PIX, é importante compreender que ele é uma forma de transferência de valores entre contas bancárias. Portanto, se os valores recebidos através do PIX forem provenientes de prestação de serviços ou venda de produtos, eles devem sim ser declarados, assim como qualquer outra forma de recebimento.

Como declarar:
Pelo computador: por meio do Programa IRPF 2024, disponível na página da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal)
Pelo serviço “Meu Imposto de Renda”, disponível no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), no site: cav.receita.fazendo.gov.br
Pelo aplicativo: O app “Meu Imposto de Renda está disponível nos sistemas Android e iOS

A declaração do IR 2024 deve incluir informações como rendimentos, deduções, bens, direitos e dívidas, é uma opção comum, oferecendo prioridade no processo de restituição do IR. Além de declarar indenizações trabalhistas e também benefícios isentos de impostos, especialmente se o total ultrapassar R$ 200 mil em 2023. Embora isentos de tributação, esses rendimentos devem ser reportados à Receita Federal para evitar problemas, como cair na malha fina.

NÃO ESQUEÇA O PRAZO!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here