Utilidade pública: Cuidados com a dengue

147

Brasil já registra mais de 500 mil casos de dengue até fevereiro de 2024 e Ministério da Saúde estima que até o fim do ano podemos chegar a 4,2 milhões de casos

A dengue e a gripe apresentam sintomas semelhantes, como febre, dor de cabeça e mal-estar, dificultando a diferenciação entre as duas doenças. No entanto, a presença de sintomas respiratórios, como tosse e congestão nasal, é mais comum na gripe, enquanto a dengue se manifesta principalmente com dores no corpo e febre alta, sem sintomas respiratórios.

Ambas as doenças, causadas por vírus, têm formas de transmissão distintas, com a dengue sendo transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, enquanto a gripe é disseminada principalmente durante o inverno. A hidratação oral realizada de forma precoce, seja com água, sucos, chás ou soro caseiro, ajuda a evitar o desenvolvimento da causa mais grave das doenças, em especial da dengue, uma vez que as infecções causadas pelas arboviroses provocam uma resposta inflamatória que pode levar à saída de líquidos de dentro dos vasos sanguíneos em diferentes graus e quantidades, e provocar a desidratação.

É fundamental buscar orientação médica em casos de suspeita, evitando a automedicação, especialmente na dengue, onde anti-inflamatórios podem agravar a condição. Além disso, medidas preventivas, como o combate ao mosquito transmissor da dengue, são essenciais para controlar a propagação dessas doenças.

O Sistema Único de Saúde (SUS) agora disponibiliza uma vacina contra a dengue, mas apenas para a faixa etária de 10 a 14 anos devido à alta hospitalização nesse grupo. Embora seja uma esperança, a vacina atual não terá impacto nos surtos epidêmicos atuais.

Combate ao mosquito causador da dengue
A melhor forma de combater a dengue é impedir o nascimento do mosquito. Para eliminar criadouros é importante adotar medidas como: manter a caixa-d’água bem fechada; amarrar bem os sacos de lixo; colocar areia nos vasos de planta; guardar pneus em locais cobertos; limpar bem as calhas da casa; e esvaziar garrafas PET e potes vazios.

Confira as características detalhadas dos sintomas da dengue:
• Febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo.
Os sinais de alarme da doença são caracterizados principalmente por:
• Dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos, sangramento de mucosa, irritabilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here