10º congresso da Fetrace: debates sobre o sindicalismo e as condições de trabalho do Comércio e Serviços

Durante três dias consecutivos a Fetrace realizou o seu 10º Congresso com o tema: “Esperançar para fazer florir”, iniciando na quinta-feira (31/05) e reuniu vários representantes do movimento sindical nacional.

Representantes do Sindicato dos Comerciários estiveram presentes os três dias de Congresso. Na abertura, foram entregues três placas de homenagens in memoriam, aos filhos de: José Nunes Passos, Francisco José Bezerra Lira e Adriano Sérgio Ribeiro Torquato a qual o presidente Sebastião Costa teve a honra de entregar ao seu representante. Uma homenagem de reconhecimento também foi concedida ao 1º presidente da Fetrace: Antônio Costa do Nascimento, hoje diretor do Sindicato dos Comerciários.

Clique aqui e saiba mais sobre a abertura do Congresso.

2º dia Congresso
No segundo dia, foi apresentada uma análise de conjuntura e atualidades com Valdemir Catanho e Miltinho da CUT Nacional. A tarde aconteceu o debate sobre “Racismo e Violência Contra as Mulheres” com a participação da Secretária Executiva de Igualdade Racial do Governo do Estado do Ceará, Mártir Silva e com as dirigentes sindicais Ana Cláudia Silva e Ivanúsia Miranda.
No fim da tarde, a palestra foi sobre “Custo de vida e inflação” com a participação do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas (DIEESE), finalizando com uma confraternização para todos os participantes do congresso.

3º dia Congresso
Já no sábado dia 03, no último dia do 10º Congresso, foi apresentado o novo site da Federação e em seguida uma homenagem ao presidente Francimar Silva, feito pelo Sindicato dos Comerciários de Iguatu, entidade da qual foi presidente.

Após a homenagem foram iniciadas as falas sobre o balanço da gestão 2019/2023, que se encerrava no dia, seguido da inscrição e apresentação de chapas. A eleição teve chapa única. Um plano de ação foi apresentado para os próximos 4 anos. Por fim, foi eleita por unanimidade a nova direção da Fetrace, para o quadriênio 2023/2027.

Diretores que compõem o Sindicato dos Comerciários e que tomaram posse na nova direção da Fetrace:

ANATÁLIA SALES: DIRETORA DE COMUNICAÇÃO
MARCIANO PEREIRA: DIRETOR DE SAÚDE