Cesta básica de Fortaleza ficou mais cara

As famílias da categoria comerciária, assim como a classe trabalhadora, vêm sentindo no bolso o impacto do aumento de itens da cesta básica. Leite, arroz, feijão e óleo de soja, carne, entre outros produtos são os que tiveram um aumento absurdo, isso significa que a cesta básica já consome mais da metade do salário mínimo do trabalhador(a) brasileiro.  A disparada dos preços dos alimentos afeta principalmente o bolso dos mais pobres.

De acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a alimentação básica em Fortaleza ficou mais cara desde janeiro de 2022. O preço da cesta básica teve aumento de 4,89% na capital cearense. O Dieese aponta que a alta nos preços de dez dos doze produtos da cesta básica fez com que um trabalhador tivesse que desembolsar R$ 607,35 a mais do seu orçamento.

Os maiores aumentos ficaram por conta do tomate (75,47%), café (75,32%) e açúcar (32,36%). O levantamento mostra que, considerando apenas janeiro de 2022, o conjunto dos 12 produtos que compõem a cartela da cesta registrou uma inflação de 4,89% na Grande Fortaleza.

A partir desse levantamento, o Dieese calcula quanto deveria ser o salário mínimo para a manutenção de uma família de quatro pessoas com base no custo da cesta mais cara. Em janeiro de 2022, o valor deveria ser de R$ 5.997,14, o que equivale a 4,95 vezes o valor do mínimo de R$ 1.212.

Diante deste contexto, nós da direção do sindicato reafirmamos o compromisso na luta por melhores condições de vida, salário e trabalho. Neste sentido, todos os anos, lutamos por um reajuste salarial, direitos garantidos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e a manutenção de uma entidade forte que defende você trabalhador(a), isso tudo são frutos do trabalho do Sindicato.

IMPRENSA SEC FORTALEZA

2 COMENTÁRIOS

1. Incrível como algumas informações são passadas erradas por
    alguns sites. Pelo menos agora consegui achar a informação