Reajuste Salarial: Trabalhador do comércio tem correção no salário

Correção salarial de maio abrange os trabalhadores do comércio de Fortaleza do setor: Lojas de rua, Shopping e Material de Construção

Nesse mês de maio Governo Federal anunciou que o salário mínimo teve reajuste e o valor ficou em R$ 1.320, de acordo com a inflação. Em virtude disso, os valores dos pisos salariais dos comerciários do setor de Lojas de rua, Shopping e Material de Construção, também passará por uma correção. Veja aqui a CCT 2023.

Desse modo, fica reajustado o salário dos comerciários de Fortaleza do setor: Lojas de rua, Shopping e Material de Construção, a partir de 1 ° de maio, da seguinte forma:

Para os trabalhadores e trabalhadoras de empresas que tenham até 10 empregados, o piso salarial tem correção para R$ 1.392,60 e para trabalhadores e trabalhadoras que laboram em empresas com mais de 10 empregados, a correção fica no valor de R$ 1.458,60. A correção está assegurada a partir de 1° de maio 2023, não existindo a obrigatoriedade de pagamentos retroativos referente a está correção salarial.

No entanto, importante saber que, para o setor do comércio, o reajuste salarial é negociado pelo Sindicato dos Comerciários e ajustado com data base em 1° de janeiro.

Para entender sobre o reajuste do salário de 2023

O valor de R$ 1.320 representa um aumento real de 2,98% sobre o valor do salário mínimo que vigorou até dezembro de 2022, que era de R$ 1.212. O mínimo foi reajustado em pouco mais de 7% em relação aos valores de 2022. Houve muitas discussões sobre se seria mantido o valor do salário mínimo em R$ 1.302, como sugerido pelo governo Bolsonaro, mas prevaleceu o valor de R$ 1.320,00 como proposto pelo governo Lula.

A busca da valorização do salário mínimo é fundamental para garantir a sobrevivência das famílias brasileiras com dignidade. E é ainda mais relevante em um momento de alta inflacionária, em que grande parte dessa elevação está localizada em preços que recaem fortemente sobre o bolso da população mais pobre.

ATENÇÃO: A TABELA SALARIAL 2023 ESTÁ ATUALIZADA, CLIQUE AQUI

10 COMENTÁRIOS

• Olá,

carta referente ao pedido de demissão, não existe um modelo padrão.

a carta é escrita a próprio punho, em duas vias. uma fica com a empresa e outra com você.
      É importante conter os seus dados pessoas como nome completo, CPF, matricula da empresa (se tiver), nome da empresa com cnpj
      além de explicar a razão por qual estar pedindo demissão.

• Olá,

para os trabalhadores do comercio de Fortaleza, Eusébio, Aquiraz, Beberibe Cascavel e Pindoretama vai depender de do setor do comercio e do município.

Por tanto, para obter mais informações, por gentileza entre em contato com o nosso setor Jurídico pelo 85 34557116 / 85 34557101 ou via WhatsApp 85 999280432

• Olá,

todas as convenções coletivas de trabalho 2023 já foram atualizadas e já estão disponíveis no site o Sindicato, determinando os valores de reajustes e condições de pagamentos.

estamos em processo de negociação coletiva para o ano de 2024, fique atento!

para mais informações entre em contato com o nosso setor jurídico

1. Boa tarde prezados,
    Eu trabalho em uma empresa de intermediação de atletas de Futebol em São Paulo, comércio.
    Quanto foi o reajuste do dissídio para essa categoria?
    Deverá ser pago a partir de quando?

não representamos os trabalhadores do município/Estado de São Paulo

por gentileza, entre em contato com o seu sindicato