Mulheres que inspiram: CLARA ZETKIN

780

 

 

Neste mês de março, a Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Comerciários faz uma homenagem a cinco importantes mulheres inspiradoras e revolucionárias, que fizeram da luta feminista um meio forte de combate ao machismo, patriarcado e que deixa viva, até os dias de hoje, as bandeiras de luta das mulheres.

Clara Zetkin: referência na luta pelos direitos das mulheres

Professora, jornalista e política marxista, Clara Josephine Zetkin tornou-se uma figura histórica na luta pelos direitos das mulheres. Diferente de algumas datas comemorativas criadas pelo comércio, o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi criado por ela.
Clara foi uma das mulheres principais no movimento pelo sufrágio feminino, pois acreditava na liberdade feminina e nos direitos das mulheres.

Em 1910, na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, Clara propôs, com Alexandra Kollontai e Rosa Luxemburgo, a criação de uma jornada de manifestações, a fim de paralisar as fábricas para chamar a atenção da sociedade às demandas feministas.

A proposta foi aprovada e assim se celebrou pela primeira vez na Áustria, Dinamarca, Suíça e Alemanha, o Dia Internacional da Mulher. O primeiro Dia Internacional da Mulher foi comemorado em 19 de março de 1911. Posteriormente, a comemoração passaria a ocorrer no dia 8 de março.

“Sempre me limitei a obedecer à minha natureza e não mereço elogios. Servi à revolução porque uma necessidade interna me obrigava a servir à causa da revolução”. (Clara Zetkin)

#mulheresqueinspiram #mulheresdeluta #8demarço #mêsdamulher

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here