Mulheres que inspiram: ROSA LUXEMBURGO

712

Neste mês de março, o mês das mulheres, a Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Comerciários faz uma homenagem a cinco importantes mulheres inspiradoras e revolucionárias, que fizeram da luta feminista um meio forte de combate ao machismo, patriarcado e que deixa viva, até os dias de hoje, as bandeiras de luta das mulheres. A homenageada de hoje é a Rosa Luxemburgo.

Rosa Luxemburgo: Militante revolucionária

Rosa de muitas rosas! A pensadora e militante Rosa Luxemburgo dedicou a sua vida à luta de classe dos trabalhadores. Nascida no dia 5 de março de 1871, em Zamoṡc, na Polônia, foi filósofa, economista e militante do Partido Social-Democrata Alemão.

Em sua trajetória de vida revolucionária, atuou em diversas frentes: foi militante da política partidária, marxista, feminista, enfrentou o machismo e defendeu os interesses das mulheres trabalhadoras.

A pensadora e militante denunciou que o capitalismo é um modelo de produção e exploração racista e sexista com objetivo de acumular mais-valia, ou seja, aumentar o lucro dos donos dos meios de produção.

Rosa Luxemburgo foi assassinada em Berlim, capital da Alemanha, em retaliação às suas contribuições para a luta revolucionária. A tentativa de sufocar as ideias transformadoras da maior pensadora marxista do século 20 foi em vão: o legado dela ecoa ao longo da história e permanece atual.

“Quando a maioria dos trabalhadores perceber que as guerras são bárbaras, profundamente imorais, reacionárias e anti populares, então as guerras terão se tornado impossíveis”. (Rosa Luxemburgo).

#mulheresqueinspiram #mulheresdeluta #8demarço #mêsdamulher

Clique e confira as outras homenageadas da série:

MARGARIDA ALVES [clique aqui]

CLARA ZETKIN [clique aqui]

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here