Mulheres que inspiram: MARGARIDA ALVES

Neste mês de março, a Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Comerciários faz uma homenagem a cinco importantes mulheres inspiradoras e revolucionárias, que fizeram da luta feminista um meio forte de combate ao machismo, patriarcado e que deixa viva, até os dias de hoje, as bandeiras de luta das mulheres.

Margarida Alves: militante defensora dos trabalhadores e trabalhadoras rurais

É hora de relembrarmos a vida e luta de Margarida Maria Alves, líder sindical camponesa brasileira, sendo uma das primeiras mulheres a exercer um cargo de direção sindical no país.

Margarida Alves foi defensora dos direitos humanos e dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores rurais durante sua vida de luta sindical. Foram 12 anos à frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de sua terra natal, Alagoa Grande/PB, entre 1971 e 1983.

Entre as lutas travadas pela sindicalista estava a busca pela contratação com carteira de trabalho assinada, documentos para agricultores, pagamento do décimo terceiro salário, jornada de trabalho de 40 horas semanais, férias, direito das trabalhadoras e dos trabalhadores de cultivar suas terras, educação para seus filhos e filhas e o fim do trabalho infantil no corte de cana.

Por conta de sua luta por direitos dos trabalhadores, não demorou para que as constantes ameaças e intimidações contra a sua vida começassem. No entanto, a paraibana resistia. As denúncias de Margarida Alves contra os abusos e desrespeito aos direitos dos trabalhadores incomodavam e ameaças recorrentes resultaram em seu assassinato no dia 12 de agosto de 1983.

“Da luta não fujo. É melhor morrer na luta do que morrer de fome.” (Margarida Alves)

#mulheresqueinspiram #mulheresdeluta #8demarço #mêsdamulher

3 COMENTÁRIOS