Neste mês de março, o mês das mulheres, a Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Comerciários faz uma homenagem a cinco importantes mulheres inspiradoras e revolucionárias, que fizeram da luta feminista um meio forte de combate ao machismo, patriarcado e que deixa viva, até os dias de hoje, as bandeiras de luta das mulheres. A homenageada de hoje é a Olga Benário.
Olga Benário: Paixão e revolução
Olga Benário foi uma das maiores revolucionárias do Brasil. A militante nasceu em fevereiro de 1908, em Munique, Alemanha. Em 1934, foi enviada para Brasil por determinação da Internacional Comunista junto de Luís Carlos Prestes e participou do Levante Comunista de 1935. Desarmada na Bolívia, a Coluna Prestes foi derrotada, mas suas façanhas ficaram conhecidas por Olga e pelo mundo.
Em março de 1936, já havia sido decretado o estado de guerra no Brasil e estava sendo preparada uma campanha sucessória, que deveria garantir a continuidade de Getúlio Vargas no poder. Estava em plena gestação o golpe de Estado que implantaria a ditadura no Brasil.
Com a colaboração de Muniz de Aragão, embaixador brasileiro na Alemanha, assim como da Gestapo e dos serviços de inteligência do Terceiro Reich, Filinto Müller conseguiu descobrir a verdadeira identidade de Olga.
A prisão e deportação de Olga Benário continuam sendo um dos mais graves erros do Judiciário brasileiro, envenenado pelo antissemitismo e pela xenofobia que regiam o Estado Novo.
Sua história, coragem e luta ficaram marcadas através dos tempos e se mantêm viva até nos dias de hoje. Só uma mulher para compreender a grandiosidade e responsabilidade de carregar consigo as sementes de uma revolução.
“Lutei pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo. Prometo-te agora, ao despedir-me, que até o último instante não terão por que se envergonhar de mim.” (Olga Benário).
#mulheresqueinspiram #mulheresdeluta #8demarço #mêsdamulher
Clique e confira as outras homenageadas da série Mulheres Que Inspiram: