SEC FORTALEZA PARTICIPA DE ENCONTRO DA REGIÃO NORDESTE DA CONTRACS

Evento aconteceu nos dias 21 e 22 deste mês e tratou dos desafios e fortalecimento do sindicalismo do setor de comércio e serviços.

O Sindicato dos Comerciários (SEC) participou, na quinta-feira (21) do teve início o Encontro Regional Nordeste, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs), na sede da Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (Fetrace).

Foram dois dias de atividades dedicadas ao fortalecimento do sindicalismo e tratou dos desafios enfrentados na atualidade pelos trabalhadores e trabalhadoras do setor de comércio e serviços. Todos os debates e palestras focaram na realidade da região nordeste.
Participaram da mesa de abertura o presidente da Fetrace, Francimar Silva, o presidente estadual da CUT-CE, Wil Pereira; o presidente da Contracs, Julimar Roberto, a secretária de Organização e Política Sindical da Contracs, Maria Helena de Oliveira, e o coordenador da Regional Nordeste da Contracs, Robério Braz.

O SEC esteve representado pelos dirigentes: Sebastião Costa, Silmara Sabrina, Amanda Braga, Giliarde Araújo, Anatália Sales, Helenice Pereira, Rosimeire “Rose” Brito, Marciano Pereira, Francisco Oliveira, Antônio Adriano, Caubi Freitas, Joziana “Jozi” da Cunha, Neudiane do Nascimento, Deiziane do Nascimento, Gilson de Castro, Messias Ferreira e Edson de Oliveira.

Ainda no primeiro dia de evento, aconteceu uma palestra sobre a importância do financiamento sindical com o supervisor regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Reginaldo Aguiar.
A comunicação como instrumento de luta para fortalecer as entidades sindicais; a reorganização da estrutura regional: campanha de sindicalização; e a Valorização da negociação coletiva foram as temáticas das demais palestras realizadas no primeiro dia.

Na sexta-feira (22), as temáticas palestradas e discutidas foram: atualização da organização sindical; caminhos para uma formação sindical eficaz; e os novos desafios da luta sindical pela saúde e segurança no trabalho e políticas de igualdade de gênero.

Vejas as fotos: